Buscar
  • Victor Nascimento

Scalper Trader o que é?


Scalper é o trader que executa estratégias de operações em curtíssimos períodos de tempo (entra e sai do mercado em frações de segundos ou minutos) com o objetivo de ganhar pequenos percentuais ou poucos pontos e ao mesmo tempo reduzir riscos em razão das oportunidades certeiras e períodos de exposição reduzidos do capital financeiro.

Normalmente o trader que utiliza a estratégia de scalper observa o gráfico com período de minutos por isso precisa estar atento e concentrado.

Embora em um primeiro momento o percentual de lucro em uma operação possa parecer “pequeno”, por realizar várias entradas durante o dia, a estratégia de scalper pode ser altamente lucrativa se bem executada.

Como funciona o scalping?

A ideia do scalping é relativamente simples. O scalper observa o mercado e faz estudos gráficos, análise de fluxo e de indicadores para encontrar pontos em que o preço terá dificuldades em romper, ou seja, subir ou descer.

Isso acontece em razão de que em determinado valor há um alto volume de compradores ou vendedores, fazendo com que o preço de um ativo ou contrato retorne.

Ao encontrar esses pontos o scalping costuma ser executado, pois o preço atinge um nível e retorna, gerando lucro ou prejuízo. Além disso também é possível fazer Scalping a favor do movimento, quando se espera que o mercado pergue sua ordem de continuidade no movimento a favor da tendência. Veja um exemplo abaixo:

Quando vale a pena usar o scalping?

A estratégia de scalping costuma ser utilizada em momentos que o mercado tem uma região de congestão de preços muito grande. Em um gráfico, por exemplo, isso se observa pela lateralização.

Neste caso, tem-se uma resistência e um suporte muito forte (locais em que o preço bate e volta como no exemplo acima), o que facilita a aplicação com sucesso do scalping.

Mas claro, traders profissionais e acostumados a usar a estratégia conseguem aplicá-la nas mais diversas situações.

Scalping vs day trading

É muito comum a confusão ou dúvida em relação ao scalping e o day trading.

Na verdade, o scalping é uma das possíveis técnicas utilizadas no day trade.

O que diferencia essas duas modalidades é que o scalping leva em consideração um buscar poucos pontos em várias operações no dia. O Day trade, por sua vez, é uma operação aberta e fechada no mesmo dia, que pode levar em média 5,10, 15 minutos ou 1 hora, mas isso depende do operacional de cada trader.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo